Notícia real e objetiva
Praça do Sairé reuniu os foliões que não abrem mão do amido e espuma e a Orla, os foliões que não querem voltar pra casa limpinhos.

Foliões no carnaval do ‘mela-mela’ em Alter do Chão, em Santarém (Foto: Fábio Cadete/G1)

 CARNAVAL


Com direito a banda, fantasias e marchinhas, a programação oficial de carnaval da vila balneária de Alter do Chão em Santarém, oeste do Pará, com apoio da Prefeitura iniciou neste domingo (11). Na praça Sete de Setembro os blocos desfilam entre os foliões de cara limpa. Já na praça do Sairé a diversão é com o mela-mela.

A programação nos dois locais iniciou às 17h, e houve desfile de blocos, seguido de shows de bandas que animaram quem estava presente.

Fiscalização dos ógãos de segurança pública esteve presente nos dois espaço do Carnalter  (Foto: Fábio Cadete/G1)

Fiscalização dos ógãos de segurança pública esteve presente nos dois espaço do Carnalter (Foto: Fábio Cadete/G1)

Quem veio pela primeira vez à vila balneária não esperava que a animação fosse contagiante. O professor Marcelo Sosa viajou do Uruguai para Alter a passeio. “Eu queria fazer um turismo diferente, conhecer a Amazônia no geral. E escolhi Alter do Chão para passar o Carnaval, pela beleza natural. Mas não sabia da tamanha animação. Gostei do que vi”, disse Marcelo.

“Cara limpa” e “mela-mela” foram as duas opções muito bem-vindas pelos brincantes. A professora Elane Milane, por exemplo, prefere o carnaval de cara limpa. Ela mora há quase 10 anos em Santarém, e já desfrutou também da folia do mela-mela. “Já fui na festa dos sujos, mas atualmente prefiro o carnaval da cara limpa, sem a preocupação de ser jogada nada no rosto, nos olhos, me divertindo de forma mais livre. O mela-mela é para os mais jovens”, comentou a professora.

Blocos desfilaram no carnaval do 'cara limpa' na praça sete de Setembro em Alter do Chão (Foto: Fábio Cadete/G1)

Blocos desfilaram no carnaval do ‘cara limpa’ na praça sete de Setembro em Alter do Chão (Foto: Fábio Cadete/G1)

A carioca Deia Vieira, de 76 anos, também prefere brincar de cara limpa. Ela curtiu pela primeira vez o carnaval em Alter do Chão, pois mora em terras santarenas há apenas um ano. “Sinto muita falta da minha terra, Rio de Janeiro, e vim para praça Sete de Setembro conhecer a folia. Está sendo uma experiência muito boa”, ressaltou a aposentada.

Aposentada Deia Vieira, de 76 anos, curtiu o carnaval do 'cara limpa' em Alter do Chão (Foto: Fábio Cadete/G1)

Aposentada Deia Vieira, de 76 anos, curtiu o carnaval do ‘cara limpa’ em Alter do Chão (Foto: Fábio Cadete/G1)

Segurança

A segurança está sendo reforçada por agentes particulares contratados por casas de festa e blocos. Mas os agentes de órgãos de segurança pública também estão atuando, seguindo à risca os esquemas de prevenção. O Corpo de Bombeiros garantiu que nesta primeira noite, na praça do Sairé onde é realizado o mela-mela o plantão foi tranquilo, sem qualquer ocorrência.

Fantasias

Em tempos de crise a maioria das fantasias são improvisadas, e o dinheiro que sobra já serve para a animação. “É carnaval. E carnaval é isso: brincar sem preocupação. Economizei na fantasia, que era do ano passado e eu só fiz incrementar algumas coisas, e agora estou gastando aqui. Sei que fui esperta”, ressaltou a estudante Bruna Lopes, que curtiu o mela-mela.

Bandas animaram tanto no 'cara lipa' quanto no 'mela-mela' em Alter do Chão, neste domingo (11) (Foto: Fábio Cadete/G1)

Bandas animaram tanto no ‘cara lipa’ quanto no ‘mela-mela’ em Alter do Chão, neste domingo (11) (Foto: Fábio Cadete/G1)

Crianças

Crianças e adolescentes também tiveram o direito de se divertir no primeiro dia de carnaval de Alter do Chão. Claro, com pais e responsáveis presentes. “Tenho dois filhos pequenos, e eles também têm direito à folia. Trouxe eles cedo, mas levarei para casa quando anoitecer, e volto para a folia sozinha. Afinal, há momento para tudo. Há horários para serem seguidos”, explicou a dona de casa Fátima Souza.

Blog do Waldemir Santos

Com Info : G1 Santarem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade